quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Variedade de cores

Variedade de cores e distribuídas por grupos familiares.

Vou começar por colocar alguns nomes característicos que damos as diferentes mutações de cores existentes e também tentar mostrar através de pequenas figuras ilustradas uma pequena variedade de cores que podemos encontrar actualmente no mercado mundial.

As cores sólidas:

São indivíduos de cores bem acentuadas e definidas, que não demonstram nenhuma outra coloração no mesmo espécimen.


Ex.: Preto, laranja, verde, azul royal, púrpura, azul metálico, vermelha, branco, amarelo e outros.


Os bicolores:

São indivíduos que no seu padrão base contêm duas cores bases, mas sem nenhum outro tipo de mancha, seja no tronco ou qualquer uma das barbatanas.



Ex.: Azul/Amarelo, Azul/ Branco, Castanho/Amarelo, Vermelho/ Amarelo. Preto/ Amarelo e muitas outras.

As cores butterfly:

São indivíduos que no seu padrão base contêm duas ou mais cores, e porque estes já não são chamados de bicolores, pela existência de duas ou mais cores nas diferentes partes do betta, desde que estejam bem ordenadas.




Ex.: Deixem a vossa imaginação correr com todas as cores que possam imaginar.

As cores mármores e Cambodja:

São indivíduos que no seu padrão de cores podaram ser muito variados isto é, nas cores Cambodja na totalidade dos casos o tronco do betta tem sempre uma cor mais clara em relação as cores das barbatanas, podendo esta ser da mesma cor mas mais forte ou de uma outra. Os mármores penso que não haverá qualquer dúvida em perceber que trata-se de indivíduos com o corpo e as barbatanas de cores distribuídas pelas diferentes partes do corpo, sejam elas só duas ou mais cores.



Ex.: Nos da cor Cambodja podem ter das mais variadas cores e mais de duas desde que a cor do corpo do peixe seja sempre mais clara que o resto, Os Mármores têm uma infinidade de mutações que podem aparecer, mais uma vez vamos colocar a imaginação a trabalhar.


As cores com características especiais:

São indivíduos com cores, que do meu ponto de vista têm um grande esplendor e conseguem fazer com que ao olharmos para eles fique bastante difícil conseguir definir a cor, já que em muito dos casos tem um escamado muito brilhante o que os torna bastante atractivos

Em relação a estas cores penso que são aquelas que em este momento serão as mais difíceis de manusear, digo isto porque nem sempre quando juntamos um casal de bettas com o gene da cor Mustard por exemplo, nem sempre iremos ter crias com as mesmas características dos progenitores, muitas das vezes vão nascer mesmo pequenas percentagens de crias com as mesmas características.




Ex.: Copper Gold, Blue/yelow or black Mustard gas, Sunset Shine, Blue smoke, Red or blue Salamander, Gold/Red/black or blue dragon, black evil, Blue smoke, diferents fantasy colors e muitos outros mais que vao surgindo de novos cruzamentos.
(desculpem escrever os nomes em inglês mas a tradução para o português de estas cores do meu ponto de vista não iria ficar tão chique.)

Espero que com estas pequenas explicações do tipo de cores que existem, e o porque da família utilizada para a tal cor já esteja um bocadinho mais esclarecidas.